Liberação de FGTS permitirá ao catarinense recuperar o poder de compra

A liberação do FGTS de contas inativas, a partir desta sexta-feira (10), deve ter impacto imediato e prolongado na economia de Santa Catarina, conforme a avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), que orienta os trabalhadores a destinar o recurso para o pagamento de dívidas. “Ao quitar seus débitos as pessoas recuperam o crédito e o poder de compra. Além disso, voltam a ter capacidade de negociação”, considera o presidente da entidade, Ivan Tauffer.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 500 mil catarinenses têm direito a sacar os recursos que, somados, chegam a R$ 2,2 bilhões. Como o calendário de pagamento segue até 31 de julho, conforme a data de nascimento do titular da conta, a avaliação do varejo é que o efeito seja igualmente extenso.

“É um valor significativo que, diante da situação econômica, ajudará muito. Cerca de 94% daqueles que têm direito possuem até R$ 3,5 mil na conta, um grupo de catarinenses que terá a possibilidade de voltar a consumir, já que deixam de ter restrição em cadastros de inadimplência”, completa o vice-presidente para assuntos públicos e políticos da FCDL/SC, Raul Weiss.

Ainda segundo a Caixa, contas inativas com saldo de até R$ 3 mil poderão ser sacadas em lotéricas e correspondentes da instituição financeira, além das próprias agências bancárias. Correntistas poderão optar por receber o crédito na conta corrente.

Todo trabalhador com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediu demissão ou foi demitido por justa causa com o contrato finalizado até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS.

Para auxiliar aqueles com dúvidas, funcionários de mais de 1.800 agências da Caixa estarão de plantão neste sábado, 11 de março, das 9h às 15h, para os interessados em sacar os valores existentes em contas inativas do FGTS. A consulta às agências que funcionarão pode ser feita na página da Caixa.

Mais detalhes podem ser obtidos no site caixa.gov.br/contasinativas ou pelo 0800-726-2017.

Fonte: FCDL/SC